Hidrômetros serão instalados nas residências do interior

A administração de Capão do Cipó irá instalar os hidrômetros para medir o consumo de água em todas as residências localizadas no interior do município. Os hidrômetros já foram adquiridos e agora o executivo fará a contratação da empresa para a instalação dos mesmos em aproximadamente 700 residências localizadas no interior de Capão do Cipó. Atualmente apenas 500 residências localizadas no perímetro urbano disponibilizam dos hidrômetros, número insuficiente para cobrir todas as despesas que a administração tem para manter em funcionamento os 22 poços artesianos que abastecem todos os moradores de Capão do Cipó.
Somente com energia elétrica os poços do município gastam quase R$ 1 milhão de reais por ano, aliado a isso, a administração possuí uma equipe que presta a manutenção diária na rede de abastecimento e um estoque de material para reposição, o que eleva ainda mais o custo para o abastecimento de água. Além disso, esse ano com a falta de chuva os poços não davam conta de manter seus reservatórios cheios, o que muitas vezes pelas altas temperaturas e o trabalho constante das bombas, as mesmas não suportavam e acabavam queimando aumentando ainda mais o transtorno no abastecimento.
Conforme o prefeito Osvaldo Froner, a regularização do consumo de água das residências do interior é uma das formas mais justa de aumentar a receita para cobrir os gastos com o abastecimento. “O valor mensal pago pelos consumidores é muito baixo e precisamos buscar formas para aumentar o recebimento e manter em dia os gastos com o abastecimento de água no Capão do Cipó. Essas 700 residências do interior que serão colocados os hidrômetros, além de aumentar a nossa receita, também servirão para controlar o desperdício de água”, finalizou o prefeito Froner.
Conforme informação da Secretaria de Obras a instalação dos hidrômetros deve começar ainda no mês de fevereiro, e até o final desse ano todas as residências do interior de Capão do Cipó deverão estar com os hidrômetros em pleno funcionamento.