CAPÃO DO CIPÓ COMPLETA 22 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA

No domingo, 17 de abril, Capão do Cipó comemora 22 anos de Emancipação Político-Administrativa, e para marcar esta importante data, no dia 21 de abril, quinta-feira, feriado de Tiradentes, a Administração Municipal estará realizando uma grande festa com várias atrações. A capital da soja, como é conhecida, está em pleno desenvolvimento. Possui uma economia forte, um povo batalhador que faz desta terra um lugar próspero e bom de se viver.

A programação organizada para as comemorações do aniversário, contam com um passeio ciclístico pela manhã, no dia 21. A atividade foi preparada pela Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a Administração Municipal, quem tiver sua bicicleta e gosta de esportes e natureza, está convidado a participar do 4º Passeio Ciclístico, com percurso de aproximadamente de 15km. É importante destacar que haverão paradas serão realizadas paradas para descanso, distribuição de água e lanche durante o percurso.

Para quem quiser participar do passeio, haverá transporte às 8h30min na localidade de Areias, com saída do ônibus e caminhão às 7h30min da Secretaria de Meio Ambiente.

Aos participantes do passeio será sorteada bicicleta e brindes. A inscrição será de itens de higiene pessoal ou material de limpeza, que serão doados ao Lar das Meninas.

Às 13h está prevista a chegada do Passeio Ciclístico na Praça Rubem Lang; 15h será feita a apresentação da Oficina de Música do CRAS e entrega dos presentes de Páscoa para crianças de até 12 anos.

Às 16h acontece o parabéns e corte do bolo, um dos momentos mais esperados do dia.Às16h30min terá apresentação dos Trovadores e show de Dilceu dos Santos; já 18h30min a festa continua com show de André Canterle e Grupo na Força do Braço.

Para as atividades que ocorrem à tarde, haverá transporte passando pelas localidades a partir das 12 horas. Durante as comemorações serão servido refrigerantes, cachorro-quente, crepes, bolo, terá brinquedos infláveis e touro mecânico, para a diversão de todos.

Relembrando a história de CAPÃO DO CIPÓ

Até o início do século XVII o município de Capão do Cipó era habitada por índios Guaranis. Quando dos grandes descobrimentos marítimos coube a nós, riograndenses, o possível destino de pertencer à Espanha. Assim determinava o Tratado de Tordesilhas. Posterior a esse período ocorreu a união das coroas portuguesa e espanhola, justificando, assim a origem da população formada inicialmente por portugueses e espanhóis.

Instala-se em Santiago no ano de 1885 o conselho de jurados. Conta-se que nessa época, foi enviado para proceder diligências, um serventuário. Tendo o mesmo, escolhido para descanso um local onde havia muitas árvores e das quais despendiam grandes quantidades de cipós. Ao fazer seu relatório de viagem, denominou, em suas anotações, o local como, "Capão do Cipó". A correspondência chegando ao destino popularizou o nome.

Hoje há uma miscigenação do índio, negro e imigrantes europeus. É marcante influência cultural deixada pelos espanhóis devido à proximidade da fronteira com países latinos. Sua população é de 3.651 habitantes, sendo que em sua grande maioria encontra-se na área rural e sua densidade demográfica é de 2,53 habitantes/Km².